Código-fonte do MULTICS liberado pelo MIT

14 11 2007

Por isto eu não imaginava, o código fonte do sistema operacional MULTICS (Multiplexed Information and Computing Service) foi aberto pelo MIT! Pedra fundamental de toda uma nova geração tecnológica, este projeto (e a lentidão em sua conclusão que foi encarada como fracasso inicial por alguns) inspirou o desenvolvimento do UNICS por Ken Thompson utilizando seu tempo ocioso num PDP-7 esquecido, que era um MULTICS numa arquitetura mais simplista. A grande prova de conceito da linguagem C recém criada por Brian Kernighan foi a reescrita do UNICS que foi rebatizado de UNIX, como todos já sabem.

Primeiro sistema operacional de tempo compartilhado, ele estava muita a frente do seu tempo e desta forma tornou-se um projeto muito influente, introduzindo um grande número de novos conceitos, incluindo linkagem dinâmica, um sistema de arquivos hierarquico, uma arquitetura de segurança inovadora; que foi premiada em 1982 com qualidade B2 de segurança pelo NCSC, sendo o primeiro sistema e durante anos o único a ter uma qualificação de segurança deste nível.

Aliás, arquitetura era um dos seus pontos fortes, visto que de tão sólida o manual do programador do sistema foi acabado muito antes do sistema operacional e “diz a lenda” que quando o MULTICS ficou pronto este manual do desenvolvedor mantinha-se fidedigno ao produto concluído.

Para ele, foi desenvolvido o MRDS (Multics Relational Data Store) que foi o primeiro banco de dados relacional da época em 1978.

Porém, muitos mitos são contados a respeito do MULTICS e uma página bem interessante que relata alguns deste mistos é o Myts about Multics [3] no MULTICIANS [2]
A último computador rodando Multics foi desativado em 31 de outubro de 2000 e agora seu código fonte está disponível para quem quiser entender um pouco deste sistema.

Seu fonte está disponível em http://web.mit.edu/multics-history/


[1] MIT Releases Source of MULTICS

[2] MULTICIANS

[3] Myts about Multics


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: