eLua: Embedded Systems no mundo de Lua

6 12 2008

    Em 1996 eu fiquei extremamente feliz quando recebi minha edição da Dr.Dobbs e vi um artigo escrito por brasileiros chamado “Lua: an extensible embedded language”, confesso que fiquei tão surpreso que acabei comentando com vários colegas sobre o artigo e sobre esta linguagem que eu já tinha ouvido falar mas não conhecia ainda e acabei ficando com o estigma de ser o “cara do Lua” por alguns meses. Oito anos depois, ao encontrar um colega de faculdade ele veio me perguntar se eu “ainda” programava em Lua.

    Após 11 anos, tive outra boa surpresa quando conheci o projeto eLua, que é mantido pelo romeno Bogdan Marinescu em conjunto com o brasileiro Dado Sutter  do laboratório LED da PUC-Rio, que basicamente é um projeto que insere Lua no contexto de programação de microcontroladores, oferecendo melhor reusabilidade de código e redução de complexidade e custo de desenvolvimento. 

    Hoje ele tem suporte para as plataformas LM3S, AT91SAM, STR9, STR7, LPC2888, i386 e segundo o Dado Sutter logo o eLua estará suportando novas MCUs, assim como mais exemplos tem sido escritos com boa frequencia e novos módulos estão em desenvolvimento.  Eu o testei no meu AT91SAM7x256 e  fiquei muito entusiasmado com o projeto.   

    Para quem ficou interessado em saber um pouco mais sobre o e-Lua,  o projeto está com um novo site – baseado no Sputnik  que é um Wiki engine 100% escrito em Lua –  e a URL oficial do projeto é   www.eluaproject.net


Ações

Information

4 responses

7 12 2008
Rodrigo Cacilhas

Sabia que o Yuri escreveu a primeira versão do Sputnik de um dia pro outro? =)

[]’s
Cacilhas, La Batalema

7 12 2008
techberto

Eu não sabia, o mais legal é que o Sputnik foi desenvolvido em Lua por um programador chamado Yuri.

23 05 2009
icertoott

hmm. really like it

13 11 2009
Paulo Eduardo Neves

Uma das maiores qualidades de Lua é o pequeno tamanho do interpretador. Bom ver que estão aproveitando isto para disseminar mais a linguagem. Há tempos via pessoal fazendo coisas como desenvolvimento web, em que a concorrência era grande e Lua não trazia nenhuma vantagem especial.

Custaram para começar a investir nisto. Podia ter se transformado em uma ótima linguagem para PDAs e telefones antigos. E agora em que estão investindo, os Smartphones são muito mais poderosos e podem rodar até mesmo Java.😦

Deixe uma resposta

