Notas sobre o Seminário C & C++ para Sistemas Embarcados

18 11 2008

Numa conversa de boteco a uns 6 anos atrás com alguns colegas, falávamos de bits, bytes, C, programação, redes e clusters; eis que surge uma idéia  (talvez inovadora) de distribuição de carga em clusters utilizando pirometro óptico, termômetro digital, amperímetros criando uma grande rede de sensoriamento visando não apenas o balanceamento computacional mas também a economia de energia através do equilíbrio térmico e de consumo de energia no datacenter. Foi neste contexto que foi inserido o assunto microcontroladores na conversa e a maioria dos colegas que estavam na mesa ficaram fascinados. Curiosamente, lendo o blog Arquitetura em Pauta o Otávio comentou que no PDC houve uma apresentação que demonstrou solução similar e vejo agora que a viagem não era tão grande.

Mas voltando às conversas de boteco, já naqueles tempos conversávamos sobre a idéia de encontros e eventos específicos para programadores de C & C++, sendo-se que dentre estes ao menos um deveria ser exclusivo de embedded systems voltados para microcontroladores e como já comentado anteriormente que iria ocorrer, foi realizado no dia 08/11 o seminário C & C++ para Sistemas Embarcados, onde o foco foi adivinha o quê? Sobre o que lá ocorreu, é possível ficar sabendo pelos blogs do DQ , P. e do Diego, assim como por threads na ccppbrasil, programa embedded software e sis_embarcados.

Em paralelo, num outro evento que estava ocorrendo no mesmo dia em São Paulo, o Lameiro e uma galera do Grupy-SP  fez uma implementação pitoresca de sensor networks utilizando AVR numa placa Arduino Diecimila que pela idéia inovadora recebeu um prêmio especial.

Portanto vemos que o assunto microcontroladores está ficando cada vez mais pop, assim como sensor networks que tem sido o campo onde microcontroladores tem sido largamente utilizados, seja para segurança da informação, segurança privada ou telemetria; tornando telematics algo cada vez mais presente em nosso dia-a-dia.

E os feedbacks do seminário foram excepcionais, muito acima do normal, mais críticos do que recebemos dos outros eventos, superando expectativas e nos mostrando que este público de embedded systems quer eventos diferentes do que eles estão acostumados a presenciar, quase nos intimando a repetir a dose e experimentar outros formatos mais ousados; o que na medida do possível tentaremos realizar. Portanto, pedido anotado!


Ações

Information

One response

18 10 2009
II Seminário C & C++ para Sistemas Embarcados « Inno::Blog /* by Alberto Fabiano */

[…] Seminário C & C++ para Sistemas Embarcados 18 10 2009 Depois do sucesso do evento no ano passado, este ano o Portal Embarcados, a Tempo Real Eventos e o grupo C & C++ Brasil […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: