Quinto Encontro de Programadores do grupo C & C++ Brasil::Extras

26 10 2008

Ao lidar com um registro em um relátorio esta semana, onde havia uma afirmação muito pitoresca onde um ilustre colega registrou que 100% do que foi discutido nas reuniões (que ele não participou) estava implementando num dado sistema, comecei a pensar em muitas coisas! Dentre elas que não estou documentando certos fatos de alguns eventos que tenho participado, colaborado na organização ou dado apoio moral… então, vamos lá! Ainda está em tempo…

Algo no qual eu estava pensando em blogar já a alguns dias é sobre o Quinto Encontro de Programadores do grupo C & C++ Brasil, que foi um evento único pra nós do grupo, tanto pelo patrocínio do MSDN Brasil e da Agit Informática, quanto pela evolução da organização do mesmo. Porém por um acaso acabei vendo que o Jumpi já havia feito uma cobertura, e o Caloni fez uma chamada para a thread que ocorreu na cppbrasil onde nossos amigos (e inclusive eu) deixamos nossas notas sobre o encontro, mas deixarei aqui alguns registros extras e outras observaões pessoais:

– Gostei muitissimo do keynote do Otávio Pecego Coelho. Recentemente uma faculdade me procurou para que eu palestrasse para eles sobre C & C++ e o formato que eu pensei em adotar foi justamente o formato adotado pelo Otávio, comentando sobre a experiência profissional dele com as linguagens e utilizando como referêncial alguns livros clássicos e como eles colaboraram ou influenciaram os rumos que ele tomou. Portanto, se alguém me ver fazendo algo similar, não é plágio!🙂

– A apresentação do Strauss para mim teve uma emoção extra, pois devido a um probleminha técnico ocorrido com o som, corri feito louco para tentar ajudar a resolver, infelizmente o máximo que consegui foi pedir para a pessoa certa solicitar ajuda para o técnico de som. Mas isto me fez pensar sobre vários detalhes e posteriormente o Pedro Lamarão chamou para mais alguns detalhes que conversamos rapidamente com o pessoal do grupo, são n cossitas mas que fazem diferença. Portanto involuntariamente o Strauss acabou nos brindando com este incidente em sua apresentação.

– A presença das garotas foi algo que nos chamou a atenção, além de não ser comum ter 17% do público de encontro de programadores composto por garotas, ainda mais de C e C++, as que se inscreveram compareceram. Curioso, não? Por outro lado, a galera do sexo masculino não fez o mesmo. Portanto, foram eles que nos fizeram encerras as inscrições quando muitos ainda queriam se inscrever…

– Neste evento, pela primeira vez em público comentei sobre a Conferência C & C++ Brasil que acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro de 2009 em São Paulo, no Centro de Convenções Novotel Jaraguá e que terá algumas paricipações bem interessantes. Sendo este um assunto que merece um post único, assim que mais alguns detalhes forem acertados lançarei tal post.

– Um assunto que várias vezes veio a tona foi a dificuldade de encontrar profissionais qualificados, situação existente em vários contextos da indústria atual, com a tal desaleceração econômica prevista pelos gurus que quase nunca acertam algo ao não ser que seja um elefante rosa passeando em praça pública, talvez esta procura diminua um pouco, mas mesmo assim a dificuldade permanecerá. Mas sendo prático, 7 colegas comentaram que suas empresas estava buscando programadores de C e/ou C++, e alguns colegas foram até assediados. Mais uma vez, divulguei a lista Dev Guys que é o canal que nós da ccppbrasil está utilizando para direcionar as divulgações de vagas e que os colegas do portal embarcados também tem utilizado.

– Há centenas de fotos (muitas repetidas), assim como vídeos que a Ying da USP gentilmente filmou para nós. Gradualmente colocaremos tudo no ar, sendo que as fotos na próxima semana já estarão disponíveis no nosso album de fotos em http://picasaweb.google.com/ccppmeetings não estando lá ainda apenas por uma pequena questão logística.

Neste encontro, sorteamos os adesivos que o Jeff Atwood do blog Coding Horror nos doou, assim como mais algumas coisinhas que nos doaram para sortear como: livros da O´Reilly, Pearson Education, vários badulaques da MSDN Brasil , entre chaveiros, canetas e uma Mochila, um livro cedido pelo Roberto Santos e um livro autografado do Herb Sutter que ganhamos certa vez da Microsoft (por intermédio do Adlich) que utilizamos para homenagear os esforços do Lamarão a nossa causa.

Com certeza esqueci de algumas coisas, portanto leiam o blog do Jumpi e a thread no grupo ccppbrasil para se interar um pouco mais sobre o assunto. E é isto.

Namaste!


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: