Python & Android – Open Handset Alliance

7 11 2007

 

Depois de meses de boatos, felizmente o projeto de mobile do Google – a Plataforma Android [1] – não está tomando o caminho de tornar-se um forte candidato para entrar no próximo ranking da Wired de maiores Vaporwares do mercado [2], mas sim está no caminho de tornar-se uma feliz realidade. E penso que este projeto será muito feliz também para a vida do Python nos celulares, visto que os projetos existentes até o momento de Python para celulares e dispositivos móveis afins [3] era baseado em diversos projetos, nem sempre bem implementados; e sendo o Google um dos maiores entusiastas do Python alguns passos deste projeto ficam muito evidentes.

 

Com o Google tornando público a Open Handset Alliance [4], divulgando o pool de empresas associadas ao seu empreendimento, que vai de encontro com iniciativas anteriores de empresas como a Intel, Motorola, Samsung e NTT DoComo – que posteriormene se uniram no LiMo Foundation  ou apoiaram o OpenMoko – fazem parte da aliança e agora estão juntas, associadas com T-Mobile, Sprint Nextel, Telecom Itália, China Mobila, LG, HTC, eBay, nVidia, Qualcomm e Texas Instruments o projeto já começa a deixar todo muito muito empolgado pois tem indícios que ele não terá concorrência com outros projetos Open Source existentes e resta agora aguardar o que vai acontecer.

A respeito do que o Clifford, atual CEO, da Symbian afirmou do Android é apenas outra plataforma em Linux [5] ele não deixa de ter razão, porém desta vez esta iniciativa tem um bom líder de projeto, com características importantes para o sucesso desta iniciativa e isto é claro ele não vai assumir em público.

Ao meu ver esta fórmula tem tudo para dar certo, pois anteriormente, nestas iniciativas não havia uma empresa com boas características para conduzir o projeto com sucesso, muito pelo contrário, haviam várias empresas concorrentes que é uma composição que nem sempre funciona neste tipo de iniciativa. Estou com “os analistas”, que dizem que o Google talvez seja capaz de perturbar o status quo no setor de telefonia móvel e não acredito que ele está chegando tarde, muito pelo contrário, ele chegou no momento certo.

[1] Plataforma Android

[2] Maiores Vaporwares do mercado

[3] Python ara celulares e dispositivos móveis afins

[4] Open Handset Alliance

[5] Android é apenas outra plataforma em Linux

[6] Google pertubará o status quo no setor de telefonia móvel


Ações

Information

2 responses

8 11 2007
Segurança no Android « sec::h0p /* by Alberto Fabiano */

[…] no Android 8 11 2007 Após ler o meu post Python & Android [1] um amigo questionou-me sobre o que eu pensava a respeito da segurança no Android, visto que se […]

13 05 2008
Andre

Uma empresa portuguesa desenvolveu já uma aplicação de partilha de localização para o Android. O Chief Software Architect descreve neste vídeo como é fácil programar para Android:

http://exameinformatica.clix.pt/multimedia/video/997202.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: