Transferência de Energia Não-Radioativa Wireless

10 12 2006

“a comunicação sem fio para qualquer ponto do globo é possível. Minhas experiências mostraram que o ar em sua pressão normal torna-se um condutor, e isto abre um panorama maravilhoso para a transmissão de grandes quantidades de energia elétrica para propósitos industriais a grandes distâncias sem o uso de fios… sua realização prática poderia significar que a energia estaria disponível ao uso humano em qualquer ponto do globo. Não posso conceber nenhum avanço técnico que poderia, melhor do que este, unir toda a humanidade, ou que poderia mais e mais economizar a energia humana… “.

Fim dos Conectores

Escrito em junho de 1900 – num artigo para revista Century Magazine – este artigo do Tesla até hoje é considerado extremamente inovador e após ler um pouco sobre a vida e os feitos deste incrível cientista começa a ficar mais claro o porquê Dave Small escreveu num artigo de 1987 para revista “Current Notes”  que Nikola Tesla foi o maior Hacker de Todo os tempos. Tomei conhecimento deste artigo pelas revistas 2600 e Mondo2000 a alguns anos atrás e eu já o reli dezenas de vezes, porém muitas eu o encarei como insano.

Porém, depois de mais de um século após uma exaustiva pesquisa utilizando modelos de simulação computacionais e equações matemáticas  uma equipe do MIT liderada por Marin Soljacic sugerem que o sistema idealizado por Tesla baseado em “ressonância“, por enquanto num escala mais modesta do que Tesla vislumbrava é possível.

O modelo atual contempla apenas a recarga de baterias a uma distância de 3 a 5 metros da fonte de energia, com uma eficência de 15% ou mais. Por uma transferência que ocorre na freqüência de 6,4 MHz por um escopo “não radiante com ressonância de longa vida”, restringindo a energia em uma região próxima ao do transmissor.

Segundo os autores, a intensidade do campo gerado pela fonte é menor que a intensidade do campo eletromagnético natural da Terra, sendo inofensiva aos seres humanos.

O curioso é que após o assunto ter “explodido na mídia” via uma reportagem de Jonathn Fildes entitulada Physics promises wireless power e de ter sido discutida no IT Blog Watch , uma empresa britânica chamada SplashPower que possui um carregador Wireless mas que opera via indução eletromagnética, e que colaborou com as pesquisas, ganhou publicidade gratuita.

Para saber mais, leiam o artigo do grupo que está desenvolvendo esta tecnologia:

Wireless Non-Radiative Energy Transfer


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: