Opniões de um geek visceral

26 11 2006

E por falar em Silvio Meira, seu point na blogosfera “dia a dia, bit a bit – informaticidade, mas hora, menos hora” é parada obrigatória. Em IHMO é sempre construtivo ler e ouvir o que este paraibano – hoje cientista-chefe do C.E.S.A.R – tem a dizer sobre os mais variados assuntos. Suas viagens geeks propagam inteligência e quase sempre agrega conhecimento e inspiram reflexão para aqueles que conseguem pegar sua onda; mesmo quando ele não é totalmente preciso, pois te remete a imaginar porquê este cidadão hiper informado e inteligente – e ex-presidente da SBC – faz certas afirmações. Como por exemplo no podcast idgNow! – que o entrevista – ele afirma que gostaria de ter criado o site “netvibes” por sua inovação, porém conhecendo o agregador de página inicial personalizada do Google – que é mais velho que o NetVibes – você começa a se perguntar porquê ele considerou este site tão inovador? Afinal, ele é mais do mesmo com uma designer mais interessante. Então, o que há de inovador? De qualquer forma, apesar de não deixar de utilizar o Google IG, o site é muito bacana e sou mais o Netvibes; nisto eu concordo com o Meira, o site é muito interessante.

Também neste podcast, ele também afirma que dentro do contexto onde o “universo é uma máquina computacional”, a profissão do futuro é a de programador pois estes caras serão criadores de mundos virtuais, porém não programador que sabe escrever 10 linhas de código, mas “Programador” no sentido mais amplo que entende de arquitetura e dos fundamentos da computação, entende de lógica, de algorítmo computacional; que passa a ser um profissional mais valioso numa sociedade que está cada vez mais tecnológica. Por estas e outras, vale a pena ouvir este podcast.

Recentemente em seu blog ele lançou o post “vivendo em tempo integral” onde ele comenta um artigo que saiu na New Scientist
que trata as drogas modafinil – que virou onda entre os geeks e workaholics pois deixa uma pessoa sem dormir até 3 dias, aumenta a capacidade de raciocínio, dá energia sem causar dependência (tsc) e a droga cx717 que está prestes a ser lançada e promete também virar onda. O assunto não é novo, em 1998 a revista Mondo2000 já abordava a droga modafinil, a droga do powergeek com o relato de alguns nerds “besta-testers” da droga; que a princípio foi desenvolvida para ajudar os portadores de narcolepsia; distúrbio caracterizado por sonolência súbita e incontrolável. Confesso, que sou muito mais o artigo da Scientific American Brasil A busca da pílula da inteligência de outubro/2003 do que este recente da New Scientist com esta abordagem sobre os efeitos sociais desta droga, porém… quer um assunto mais Geek do que este? Por este e outras, recomendo o blog do Meira.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: