Programando o Computador Quântico Universal

25 11 2006

Dizer para os netos que “o mundo não é feito de átomos mas sim de q-bits” pode parecer afirmação de um “Geek Nóia”, porém é exatamente o que Seth Lloyd – pioneiro em computação quântica e professor do MIT – diz para os seus. Porém não estranhe, esta teoria é um dos fundamentos de muitas hipóteses sobre o multiuniverso. A novidade que Seth traz a esta discussão, é sobre a “programação do universo”, numa abordagem semelhante à de Sílvio Meira 20 anos atrás. Seth Lloyd, deu uma entrevista a revista Wired – entitulada “Life, the Universe, and Everything” – bem informal e que tem sido super referenciada na blogo-podcastsfera afora, por isto, em IHMO ela tornou-se mais uma das referências básicas da infosfera.

Segue abaixo uma tradução da entrevista feita por Bruno Accioly:

WIRED: Soube que você trabalha com reparos em computadores quânticos.
Sim, sou um mecânico quântico! Essas coisas quebram o tempo todo.

W: Você saltou do seu trabalho com computadores quânticos para dizer – “Ah! A propósito, o Universo é um computador quântico gigante”.
Quando se atinge coisas com feixes de luz para criar computadores quânticos, você está sendo um hacker em sistemas pré-existentes. Você está fazendo uso do poder computacional que existe no Universo, da mesma forma que um hacker faz com o computador de terceiros.

W: E o que o Universo está computando quando não o seqüestramos de seus propósitos?
Computa a si mesmo. Computa o fluxo de suco de laranja enquanto você o bebe ou a posição de cada átomo em suas células.

W: Hm… e quantas vezes você viu “Matrix”?
Infelizmente apenas uma. Em “Matrix”, o que você vê é uma farça – uma simulação em bits – que é mera fachada do que é real e que está por trás de tudo aquilo. Mas o Universo é uma simulação tão precisa que é indistinto do Real. Nosso Universo é um colossal computador baseado em Mecânica Quântica.

W: Quando você começou a formar esta sua percepção?
Não é uma idéia nova, ou uma idéia minha. A noção de que o Universo é um computador é tão antiga quanto o conto “The Last Question”, de Isaac Asimov – escrito na década de 50 – e já foi abordada pelo trabalho dos Cientistas da Computação Ed Fredkin e Konrad Zuse nos anos 60.

W: Como você explica a “programação” para seus filhos?
Digo a eles que tudo no Universo é feito de bits. Não de pedaços de coisas, mas de pedaços de informação – uns e zeros.

W: E eles acreditam em você?
Minha filha, Zoey, diz: “Não, papai. Tudo é feito de átomos, menos a luz.”, e é então que eu digo, “Sim, Zoey, mas estes átomos também são informação. Podemos pensar nos átomos como pacotes de bits de informação ou podemos pensar nos bits de informação carregando átomos. Não é possível separar os dois”.

W: Coloco meus óculos mágicos e olho em redor. Vejo que – Minha Nossa! – Tudo está computando! Isso é só moda?
Computadores são nossa metáfora favorita, no momento, portanto talvez estejamos vendo tudo como computadores. Mas esta visão não é tão simples. Mecânica Estatística, que perpassa toda a Química, cresceu a partir da concepção de que o mundo é informação. A definição Matemática de um bit foi inicialmente postulada não durante as décadas de 30 e 40, quando Claude Shannon e Norbert Weiner começaram a Teoria da Informação, mas a partir de James Clerk Maxwell e Ludwig Boltzmann, durante suas explorações do átomo no século XIX! Eles estavam trabalhando para entender a Termodinâmica, mas descobriram que o mundo era composto de Informação.

W: Seria justo dizer que o Universo é uma mente?
Podemos usar esta metáfora. E se você o fizer, eu, você e meu gato são meros pensamentos. Mas a maior parte do pensamento deste Universo recai sobre humildes vibrações e colisões de átomos.

W: Você parece estar dizendo que o conceito de Universo como um enorme computador quântico não é mera metáfora, mas algo real.
De fato. Átomos e elétrons são bits. Colisões atômicas são “ops”. A Linguagem de Máquina são as leis da Física. O Universo É um Computador Quântico.

W: Onde isso vai parar?
Alguns crêem que a vida, a tecnologia e a mente pode evoluir indefinidamente. Outros dizem que não. Não está claro para nós ainda.

W: Podemos ter certeza de algo no momento?
Se eu posso dizer que tenho uma mensagem, uma linha mestra, em meu livro, é que o Universo é um sistema no qual os detalhes específicos e estruturas nele imiscuídas são criadas no momento em que os bits quânticos perdem coesão – ou seja, quando escolhem um caminho em detrimento de uma multiplicidade de possibilidades – e este é um processo idêntico ao da Computação Quântica. É isso que eu quero dizer quando falo em Programar o Universo


Ações

Information

3 responses

26 12 2006
Esdras

Absolutamente verdade!!!
É extremamente simples, claro e óbvio… tudo que vemos/existe é nossa consciência… pois tudo que existe compõe nossa consciência de uma forma ou de outra… assim se o universo muda, nossa consciência muda… a matéria é informação que “formata” a nossa consciência… mas não só a matéria, mas o espaço também, etc… assim quando me movo, mudo a forma de minha/nossa consciência enquanto mudo a forma do espaço-tempo…

27 12 2006
Esdras

Só quero acrescentar algumas observações:
1- diferentemente de um cenário tipo matrix em que existe o computador e o mundo “real”, nós, o universo e tudo que existe somos o computador, o observador e o observado;
2- desse modo só existe o “processamento” e isso é o próprio substrato da “existência” de algo verificável: processamento = energia = transformação = matéria = consciência

4 12 2007
Maria das Graças Araújo

Gostaria de saber se é possível a matéria humana (estou me referindo a pensamento, afetividade e o soma) pode ser codificada e decodificada pelo cérebro humano.

Maria das Graças Soares de Araújo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: