Construída uma réplica da Bomba de Turing

7 09 2006

Após 10 anos de projeto, entusiastas britânicos de Bletchley Park (também conhecido como Station X) finalizaram a reconstrução de uma réplica da Bomba Eletromecânica de Turing; mecanismo de criptoanálise desenvolvido por criptologistas poloneses (maiores especialistas do assunto na época) e apefeiçoada por Alan Turing e outros especialistas de Bletchley Park. A réplica foi exibida pela primeira vez na quarta-feira.

Grande homenagem a Alan Turig, pai conceitual do Colossus, o projeto foi gerenciado por John Harper, engenheiro da computação de 69 anos aposentado, e foi patrocinado pela Sociedade Britânica de Computação; recebendo a colaboração de mais de 60 voluntários entusiastas. Segundo Harper, somente o processo de aquisição e estudo dos desenhos técnicos da máquina levou mais de 2 anos.

Valentine de Jean, que trabalhou com as Bombas originais durante a guerra, contou à BBC que a máquina “tabalhava belamente e nunca entrou em colapso”.

A réplica vai à exposição geral em Bletchley Parlk em 23 de setembro.
Leia a notícia na íntegra em: Wartime Nazi code cracker rebuilt by Tim Castle

Em 1994, um grupo liderado por Tony Sale – primeiro curador do Museu de Bletchley Park e mantenedor do site http://www.codesandciphers.org.uk/ – iniciou a reconstrução de uma réplica do Colossus.

Quem estiver afim de ler sobre o assunto, uma referência hiper interessante é o livro de Simon Singh, “O Livro dos Códigos – A ciência do sigilo – do antigo Egito à criptografia quântica”; 1999 – Editora Record


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: